Aminoacidos
Como se formam? Ao comermos o nosso sistema digestivo transforma as proteínas dos alimentos em vários aminoácidos. Estes depois são recombinados de modo a criar os tipos de proteínas que o nosso corpo precisa.
Aminoácidos não-essenciais São aqueles os quais o corpo humano pode sintetizar. São eles : a alanina, a arginina, a asparagina, o ácido aspártico, a cisteína, o ácido glutâmico, a glutamina, a glicina, a prolina, a taurina e a tirosina.
Os aminoácidos essenciais São aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo humano, e por isso devem ser adquiridos através dos alimentos. São eles: a histidina, a isoleucina, a leucina, a lisina, a metionina, a fenilalanina, a treonina, o triptofano e a valina.
A importância dos aminoácidos Os aminoácidos são importantes para fazer a manutenção e reparação dos músculos, tendões, pele, ligamentos, glândulas, unhas e cabelo. Ajudam na produção das hormonas (como a insulina), dos neurotransmissores (substâncias químicas que transportam as mensagens no cérebro), de vários fluidos do corpo e dos enzimas que desencadeiam as funções orgânicas.
Falta de aminoácidos Embora a causa principal de uma deficiência em aminoácidos seja uma alimentação errada (particularmente uma dieta pobre em proteínas), os aminoácidos podem também ser afetados por infecções, traumas, stress, medicação, idade e desequilíbrios químicos do organismo.