Aminoacidos
Estrutura Geral dos Aminoácidos (aa)
Todos os diferentes tipos de proteínas são inicialmente sintetizadas pelos ribossomas como um polímero de apenas 20 tipos diferentes de aminoácidos. Este aminoácidos primários ou padrões são definidos como aqueles para os quais existe pelo menos um conjunto de 3 bases nitrogenadas no código genético.
Aminoácidos primários ou padrões
A transcrição da informação genética contida na dupla fita de DNA - formando um mRNA (RNA mensageiro) - e a sua posterior tradução pelos ribossomas resulta na polimerização de uma seqüência linear específica de aminoácidos (proteína) que inicialmente pode apenas conter os 20 aminoácidos padrões. Em algumas proteínas, entretanto, podem ser encontrados aminoácidos especiais. Estes aminoácidos são produzidos após a tradução das proteínas pelos ribossomos, por reações catalisadas por enzimas, que transformam quimicamente alguns dos aminoácidos padrões.
Os aminoácidos comumente encontrados nas estruturas das proteínas possuem uma estrutura geral, que está apresentada na figura abaixo. Eles possuem em comum um carbono alfa central ao qual está covalentemente ligados um grupamento carboxílico, um grupamento amino e um hidrogênio. Além disso, também ligado ao carbono alfa, encontra-se um radical R - chamado de cadeia lateral - específica para cada um dos aminoácidos.
Esterioisomeria ou Isomeria óptica
Os aminoácidos são opticamente ativos; isto é, eles são capazes de desviar o plano da luz plano-polarizada. Esta situação é característica de substâncias que contém átomos de carbonos tetraédricos com quatro substituintes diferentes.
O átomo central destas moléculas é chamado de carbono assimétrico ou centro quiral. O carbono alfa de todos os aminoácidos, com exceção do da glicina, possuem carbonos assimétricos.
A alanina é uma molécula opticamente ativa devido ao fato dos quatro substituintes do carbono alfa deste aminoácido serem diferentes (um