AMINO CIDOS
BCCA’s – Aminoácidos de cadeia ramificadaPostado em 12 January 2012
De maneira geral, são encontrados em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite e derivados. Porém, também estão na forma de suplementos alimentares com efeitos ergogênicos.
Nomeados segundo sua designação em inglês, Branched Chain Amino Acids (BCAA), os aminoácidos de cadeia ramificada constituem três aminoácidos essenciais: valina, leucina e isoleucina.
Ao serem absorvidos e transportados até o fígado, eles podem ser utilizados para a síntese protéica. Em seguida, ao serem distribuídos para todo o corpo, são armazenados preferencialmente no músculo esquelético. Atuam como importante fonte de energia para a contração muscular, principalmente durante período de estresse do músculo.
Dessa forma, os BCAA´s, auxiliam na promoção da formação protéica, na inibição do catabolismo, como fonte de glicose (energia) para o músculo e atua no metabolismo do glicogênio muscular, servindo como “poupador” dos mesmos. Além do mais, estimula a produção de glutamina, aumentando sua concentração no sangue durante a recuperação no pós-treino (melhora do sistema imunológico).
Outra possível ação de tais aminoácidos ocorre ao que se refere ao retardamento da fadiga central durante o exercício. Alguns autores sustentam a hipótese de que durante um exercício de longa distância, ocorre a redução de BCAA’s nos níveis sangüíneos, e há um aumento da concentração de triptofano no cérebro provocando a fadiga central.
Dessa maneira a suplementação de BCAA’s compete com o triptofano o que reduz sua entrada no cérebro diminuindo a fadiga. Porém vale ressaltar, que os estudos realizados pelos autores foram feitos em animais (cavalos de competição e ratos), o que implica em uma fisiologia diferente.
Embora os experimentos utilizando animais indiquem o grande potencial da “hipótese da fadiga central”, estudos laboratorialmente com humanos não têm confirmado esta hipótese, pois muitos estudos apresentam