AMINO CIDOS E PROTE NAS
PROTEÍNAS
Profa. Ivanise Correia da
Silva Mota
AMINOÁCIDOS E
PROTEÍNAS
AMINOÁCIDOS
Características Gerais
São as unidades fundamentais das proteínas. Todas as proteínas são formadas a partir da ligação em seqüência de apenas 20 aminoácidos. Existem, além destes 20 aminoácidos principais, alguns aminoácidos especiais, que só aparecem em alguns tipos de proteínas.
AMINOÁCIDOS
Características Estruturais
AMINOÁCIDOS –
Lehninger(1995)
CÓDIGO GENÉTICO AMINOÁCIDOS
PROTEÍNAS
As proteínas são compostos
orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. É o composto orgânico mais abundante de matéria viva(50 a 80% do peso seco da célula).
São constituintes básicos da vida.
PROTEÍNAS –
Peso(animais)
MÚSCULO
PELE
80%desidr
90%
SANGUE
70%seco
PROTEÍNAS
Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. A maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
Todas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. Algumas proteínas contêm elementos adicionais, particularmente fósforo, ferro, zinco e cobre.
PROTEÍNAS
Independentemente de sua função ou espécie de origem, são construídas a partir de um conjunto básico de vinte aminoácidos.
Desta forma, as proteínas tem como base de sua estrutura os polipeptídios formados de ligações peptídicas entre os grupos amino (NH2) de um aminoácido e carboxílico (COOH) de outro, ambos ligados ao carbono alfa de cada um dos aminoácidos.
PROTEÍNAS
PROTEÍNAS
Classificação
Quanto a Composição: Proteínas Simples - Por hidrólise liberam apenas aminoácidos. Proteínas Conjugadas - Por hidrólise liberam aminoácidos mais um radical não peptídico, denominado grupo prostético. Ex: metaloproteínas, hemeproteínas, lipoproteínas, glicoproteínas, etc.
PROTEÍNAS
Classificação
Quanto ao Número de Cadeias
Polipeptídicas: