aminas e amidas
Introdução
São compostos orgânicos derivados da amônia.
Na qual um, dois ou três dos Hidrogênios foram substituídos por grupos orgânicos.
Uma amina é chamada de primária quando somente um dos hidrogênios do NH3 é substituído por um radical. Quando as substituições ocorrem em número de duas ou três, a amina é chamada de secundária e terciária, respectivamente.
Aminas primárias:
São aquelas que derivam da amônia pela substituição de 1H por radical derivado de hidrocarboneto. Exemplo:
Aminas secundárias:
São aquelas que derivam da amônia pela substituição de 2H por radical derivado de hidrocarboneto. Exemplo:
Aminas terciárias:
São aquelas que derivam da amônia pela substituição de 3H por radical derivado de hidrocarboneto. Exemplo:
As aminas estão presentes na decomposição de animais mortos. A trimetilamina (amina terciária) é formada na putrefação de peixes, fazendo parte do cheiro forte de peixe podre. Na decomposição de cadáveres humanos, temos a formação da putrescina e da cadaverina (aminas primárias).
trimetilamina
putrescina
cadaverina
A adrenalina, hormônio animal que atua como estimulante cardíaco, também apresenta a função amina. Além dela, estão presentes, ainda, as funções fenol e álcool.
Uma substância imprescindível para nosso bom humor, bom sono e apetite é a chamada “molécula da felicidade”, a serotonina. Presente entre os neurônios, nas plaquetas do sangue e, em sua grande parte, na parede do intestino, a serotonina apresenta as funções fenol e aminas primária e secundária.
Na indústria, as aminas são muito usadas como corantes, sendo a principal delas a anilina (amina primária), óleo incolor com odor aromático. Algumas aminas também são usadas na indústria como protetor solar, tais como o ácido p-aminobenzóico.
Nomenclatura
Coloca-se o nome dos radicais