Amidas e Aminas
As aminas formam uma função orgânica. Estas são compostos orgânicos nitrogenados, que são obtidos através da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por demais grupos orgânicos. As aminas possuem em sua fórmula geral o NITROGÊNIO.
As aminas pertencem a essa classe porque possuem a propriedade de elevar o ânimo de quem a ingere, pois aumenta a atividade do sistema nervoso, e proporciona uma diminuição da sensação de fadiga e redução de apetite. Devido a essas atribuições ela é usada como estimulante, mas seu uso é regulado, sendo vendidas apenas como prescrição médica, pois provoca dependência.
Podemos encontrar esta classe orgânica em alguns compostos extraídos de vegetais. Os alcalóides constituem fonte de aminas. Estas podem ser produzidas, também, na decomposição de peixes e de cadáveres.
As aminas são consideradas bases orgânicas, devido ao par eletrônico disponível no átomo de nitrogênio presente nestes compostos.
As aminas são classificadas em amina primária, amina secundária e amina terciária.
A amina primária possui apenas um de seus hidrogênios substituídos por um grupo alquila ou arila.
Exemplo: CH3-NH2 (metanoamina).
MetanoaminaA amina secundária possui dois de seus hidrogênios substituídos por dois grupos alquila ou arila.
Exemplo: CH3-NH-CH3 (dimetanoamina).
DimetanoaminaAmina terciária: possui três de seus hidrogênio substituído por três grupos alquila ou arila.
Exemplo: (trimetanoamina).
Curiosidades
A principal aplicação desta classe de composto é como estimulante, as aminas são responsáveis por deixar o individuo ‘‘ligadão’’. Fazem parte desta função a cafeína, a anfetamina e a cocaína.
O efeito estimulante da anfetamina se deve ao aumento da atividade do sistema nervoso seguido da diminuição da sensação de fadiga e redução de apetite. Em razão destes efeitos, seu uso é regulado, sendo vendida apenas como prescrição médica. O uso intensivo de anfetaminas causa dependência.
Uma amina que possui a