Amilase
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 3
2- MECANISMO DE AÇÃO PENICILINA 4
3- USOS TERAPÊUTICOS 4
4- EFEITOS INDESEJADOS DA PENICILINA 5
5- PROCESSO DE PRODUÇÃO 5
6- MONITORIZAÇÃO E CONTROLE DE BIOREATORES 6
7- FÁRMACOS DERIVADOS 7
8- BIBLIOGRAFIA 8
1- INTRODUÇÃO
A penicilina foi o primeiro antibiótico usado com sucesso no tratamento de infecções causadas por bactérias. A palavra antibiótico vem do grego e significa contra a vida.
Até a descoberta da penicilina, diversas pessoas morriam de doenças que, atualmente, são consideradas curáveis. Antes de sua descoberta um simples corte num prego, por exemplo, poderia, eventualmente, levar à morte.
O pesquisador Alexander Fleming, que trabalhava num hospital de Londres, na Inglaterra, realizava estudos em busca de uma substância que pudesse ser usada no combate às infecções bacterianas. Fleming havia trabalhado como médico em hospitais militares durante a Primeira Guerra Mundial e, por isso, sabia o quanto era importante tal medicamento.
Em meio às suas pesquisas, com meios de cultura bacterianos, o pesquisador saiu de férias e esqueceu, no laboratório, placas de cultura de uma bactéria responsável, na época, por graves infecções no corpo humano: a Staphylococcus aureus. Ao retornar, percebeu que algumas dessas placas estavam contaminadas com mofo. Fleming estava prestes a lavar as placas, quando seu antigo assistente, entrou no laboratório e lhe perguntou como iam suas pesquisas. Fleming apanhou novamente as placas para explicar alguns detalhes e então percebeu que, em uma das placas, havia uma área transparente ao redor do mofo, indicando que não havia