amigos
Resumo: Pretendo neste trabalho apresentar as principais tendências teológico-filosoficas de dois momentos de cunho historico-teologico. Forneceremos discussões e temas centrais da patrística em dialogo com a filosofia grega entre o século II ao IV, com ênfase também na exposição do pensamento escolástico entre o século XI ao XIV, sintetizaremos a vida e as obras dos principais pensadores deste período e movimento. È interessante lembrar que trataremos de períodos marcados por profundas transformações políticas, econômicas sociais e religiosas. A compreensão desses períodos da historia européia central e ocidental requer, portanto, o dialogo com este contexto marcado por rupturas, adaptações e continuidades, até mesmo por que, a teologia nasce das necessidades da situação histórica
Palavras-chave: Cristianismo, Teologia, Filosofia, Patrística e Escolástica
Introdução ao tema
Podemos considerar que o Cristianismo teve inicio na Palestina, mais em particular na cidade de Jerusalém. O movimento de Jesus contribui diligentemente para o inicio da seguinte religião. Esse movimento era na verdade uma reforma do judaísmo pela via messiânica de um Judeu pobre da aldeia de Nazaré chamado Jesus. Entretanto, seus discípulos entenderam esse movimento como um rompimento com a religião judaica expressada na leitura e na pratica assídua da lei. A comunidade apostólica a partir da fé propaga Jesus o Cristo, o Messias, Ungido, não somente para os judeus, mas agora para todos e todas que pretendem inaugurar um estilo de vida na práxis do Reino de Deus.
Rapidamente a mensagem do “Cristo Salvador” maior que a Lei (torá dos judeus) e acolhedor dos gentios espalharam-se pelas regiões vizinhas, em parte, pelos esforços do Apostolo Paulo de Tarso. Essa mensagem, parece haver se estabelecido por toda a região banhada pelo Mediterrâneo Oriental e, até mesmo, adquirido uma presença significativa na cidade de Roma, a capital do Império Romano.
Mas nem tudo se