amigo imaginário
Importância do Amigo Imaginário no desenvolvimento da criança
O amigo imaginário é uma personagem invisível, que a criança aponta em conversa com outros ou com quem brinca diariamente. Surge habitualmente na idade pré-escolar por volta dos 3/4 anos , por vezes a criança associa o AI a um brinquedo significativo ou a um animal de peluche, quando lhe é atribuída uma personalidade estável.
Os amigos imaginários desempanham um papel diário na vida fantasiada da criança e rapidamente são incluídos na dinâmica familiar. Os AI surgem porque proporcionam diversão,aceitam todas as brincadeiras, regras e o mais aliciante é permitirem que a criança ganhe sempre o jogo, e que seja ela sempre a mandar nas brincadeiras.
O AI permite ainda à criança sentir-se competente e ensaiar a interação. Os meninos criam os AI competentes, fortes, poderosos, semelhantes a super-homens. Eles encarnam as personagens que fantasiam, considerando-se o Super-homem, o Zorro, o Homem-aranha, etc. As meninas criam-nos incompetentes para que possam praticar aquilo que socialmente se espera do sexo feminino, ajuda, compreensão e proteção, desempenhando assim o papel de cuidador na relação.
Esta imaginação é muito útil evitando a culpa, a crítica e a possibilidade de manutenção de auto-estima. Culpar o AI permite identificar as expetativas parentais e possibilitar uma maior consciencialização daquilo que é o correto ou não.
Quando a criança fala com o pai ou a mãe sobre o” amigo”, é preciso entar na brincadiera, pois negar a existência pode magoá-la. Os amigos imaginários devem ser bem aceites, porque no ponto de vista cognitivo, a imaginação é um sinal muito importante do pensamento complexo nesta idade, ao decorrer do terceiro ano de idade, a capacidade que a criança tem de separar a realidade dos seus desejos ainda não está bem desenvolvida, assim sendo possível desfrutar de um relacionamento de