Configurações de Transistor
SENAI
Eletromecânica
VICTOR CAVALCANTI BELÉM DE ARAÚJO
Configurações do transistor e seu ponto de operação
Recife 2014
Introdução
Sumário
CONFIGURAÇÕES DO TRANSISTOR...................................................................pags. (4 a 7).
PONTO DE OPERAÇÃO DO TRANSISTOR...........................................................pags. 8.
CONCLUSÃO...........................................................................................................pags.
9.
REFERÊNCIAS........................................................................................................pags.
10.
Configurações do Transistor
Base comum
Em eletrônica, base comum se refere e um tipo de configuração do transistor bipolar na qual sua base é conectada ao terra ou ao ponto comum do circuito.
Este arranjo é utilizado menos que as outras configurações em circuitos de baixa frequência, porém é comumente utilizado para amplificadores que requerem uma impedância de entrada baixa. Como por exemplo, temos o pré-amplificador de microfones com bobina móvel.
Ele é comumente utilizado para amplificadores VHF e UHF aonde a baixa capacitância da saída à entrada é de importância crítica. Este baixa capacitância se deve, em parte, ao efeito de exame da base que está conectada ao terra quando as frequências do sinal são consideradas.
Características
(As linhas paralelas indicam componentes em paralelo.).
Ganho de tensão:
Com CE:
Resistência de entrada
Ganho de corrente
Resistência de saída
As variáveis que não se encontram nos esquemas elétricos são: gm é a transcondutância em Siemens. dada por , onde: É a corrente de entrada no coletor É a tensão térmica, calculada a partir da constante de Boltzmann, da carga de um elétron, e da