Transistores
Curso : Técnico em Eletromecânica
Disciplina: Eletrônica
Transistores
Março 2014
Historia e Criação do Transistor
Com o passar dos anos, a indústria dos dispositivos semicondutores foi crescendo e desenvolvendo componentes e circuitos cada vez mais complexos, a base de diodos. Em 1948, na Bell Telephone, um grupo de pesquisadores, liderados por Shockley, apresentou um dispositivo formado por três camadas de material semicondutor com tipos alternados, ou seja, um dispositivo com duas junções. O dispositivo recebeu o nome de
TRANSISTOR.
Figura 1 - O primeiro transistor de junção de germânio da Bell
Laboratories, 1950
Evolução
Figura 2 – Evolução do Transistor
A importância da criação do Transistor
O impacto do transistor, na eletrônica, foi grande, já que a sua capacidade de amplificar sinais elétricos permitiu que em pouco tempo ele, muito menor e consumindo muito menos energia, substituísse as válvulas na maioria das aplicações eletrônicas.
O transistor contribuiu para todas as invenções relacionadas, como os circuitos integrados, componentes opto-eletrônicos e microprocessadores.
Praticamente todos os equipamentos eletrônicos projetados hoje em dia usam componentes semicondutores. Conceito, Aplicações e fabricação
Definição: Transistor é um semicondutor que consiste em duas camadas de material do tipo n e uma camada do tipo p ou em duas camadas do tipo p e uma camada do tipo n. O primeiro é denominado transistor npn e o segundo transistor pnp.
Podem ser entendidos também como dispositivos de três terminais com três camadas semicondutoras, sendo uma delas bem mais fina que as outras. As camadas externas são de material do tipo p ou do tipo n, sendo a camada interna do tipo oposto ao das externas. O transístor bipolar pode ser utilizado:
como interruptor electrónico.
na amplificação de sinais.
como oscilador.
Os materiais