America Latina
CURSO: Engenharia Civil
NOME: Augusto Pereira Renda
DISCIPLINA: América Latina e Sustentabilidade Sócio Ambiental
PROFESSOR: Aloisio
TRABALHO 1 – O MEIO AMBIENTE NA AMÉRICA LATINA
1 – Quais os aspectos da promessa não concretizada: “crescimento da produção e consumo beneficiaria o bem-estar de toda humanidade”.
A degradação do ecossistema é expressa pela, cada vez maior, falta de recursos naturais não renováveis e pela poluição da atmosfera, dos solos e águas. Graças a isto temos o aquecimento global ligado às emissões de gases que produzem o “efeito estufa”, associado ao pensamento consumista cada vez maior, que visa somente o desenvolvimento industrial para lucratividade de capital, sustentado pela ideologia de que o “crescimento da produção e do consumo” beneficiaria em longo prazo a melhoria do bem-estar de toda a humanidade. Esta “promessa” não se concretizou; ao contrário, se tornou cada vez mais distante a mais de um bilhão de seres humanos e com uma brutal hecatombe à vista: a destruição do Planeta.
2 - Há expresso antagonismo entre o “circuito planetário de conforto” e o “circuito planetário de miséria” que outros antagonismos o texto enfatiza? b) Para “aprender a ser, viver, dividir e comunicar” Morin expressa quais tipos de consciência humana?
a) A “unificação mundializante” gera sua própria negação expressa nos antagonismos entre nações e religiões; entre a religiosidade e a laicização; entre ricos e pobres; entre Ocidente e Oriente; entre a democracia e a ditadura etc.
b) consciência espiritual da condição humana – criticar-nos, autocriticar-nos e compreender-nos como humanos na relação planetária. A consciência de nossa humanidade nesta era planetária deveria conduzir-nos à solidariedade e à comiseração recíproca, de indivíduo para indivíduo, de todos para todos. 3 - Aborde: a) as fases da sociedade industrial e a questão ambiental; b) as conseqüências contraditórias da revolução industrial; c) A