America Latina Logística
PÓS EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Fichamento do Estudo de Caso América Latina Logística
Estudo de Caso:
América Latina Logística
REFERÊNCIA:
O artigo proposto relata a história de Alexandre Behring que é investido como CEO da América Latina Logística (ALL), uma das maiores empresas do ramo de transporte ferroviário.
O artigo inicialmente relata um período conturbado do Brasil. Na década de 1980, houve o período chamado de Década perdida onde o país deixou de pagar duas vezes a divida externa, inflação altíssima e queda no crescimento do PIB. Na década de 1990 o Brasil enfrentava uma grave crise econômica com taxas de inflação bem acima do que hoje são praticados. Começa um projeto no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso de privatizar algumas empresas públicas. Em 1995 a RFFSA foi segmentada e leiloada, sendo uma parte arrematada pela empresa GP que depois se tornaria a América Latina Logística. Em 1996 a GP arrematou o controle sobre a RFFSA Malha Sul “a linha do sul”, recebendo o nome de Ferrovia Sul Atlântico S.A. que depois em 1999 a Ferrovia Sul Atlântico S.A foi renomeada para a então América Latina Logística S.A..
Apesar dos problemas existentes com o sistema ferroviário no Brasil a empresa identificou uma oportunidade potencial. O transporte de trens tinha uma vantagem inerente de custo em relação ao transporte rodoviário em longas distâncias.
Um jovem gestor de nome Behringer assume a função de CEO da ALL logística no ano de 1998. A partir daí enfrenta vários desafios e encontra muitos colaboradores desmotivados. Começou então a inserir uma política de gestão agressiva copiando os conceitos da empresa AmBev (antiga Brahma). Estabeleceu metas e instituiu a meritocracia. Efetuou corte de custos, com a dispensa de alguns colaboradores que ocupavam funções meramente políticas na época da empresa pública. Estabeleceu uma abordagem “vietnamita”, limitando gastos e