Ambiente
OBJETIVOS
Objetivo Geral Este trabalho tem como objetivo verificar parâmetros físico-químicos que interferem no processo de degradação dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Campina Grande - PB.
Objetivos Específicos o Verificar os parâmetros físicos e compará-los com as faixas ótimas necessárias a evolução do processo biodegradativo no interior da massa de lixo; o Analisar a relação carbono/nitrogênio, verificando se esta relação se adequa à degradação dos resíduos de maneira eficiente.
METODOLOGIA
Campo experimental A pesquisa foi desenvolvida através da construção e monitoramento de uma célula experimental (lisímetro), simulando uma célula de aterro sanitário. O biorreator foi construído no campo experimental EXTRABES (Estação Experimental de Tratamentos Biológicos de Esgotos Sanitários) um núcleo de pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande localizado em terreno pertencente à Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba - CAGEPA.
Construção do biorreator (lisímetro) O lisímetro foi construído através da adaptação de 2 manilhas em concreto armado com uma altura de 2,15m, diâmetro interno de 1,00m e um volume aproximado de 1,70m3. Foi apoiado sobre uma base de alvenaria, fixado a base com auxílio de argamassa. Em suas camadas de base e cobertura foi empregado solo que imprimiu características de impermeabilidade. A estrutura do biorreator foi constituída de um sistema de drenagem de um tubo de PVC apoiado sobre o solo compactado e sobre uma camada de pedra britada utilizada para promover a drenagem de toda a célula experimental. Foi dotado de uma instrumentação como sistema de drenagem de líquidos e gases, piezômetro para medição do nível de líquidos, placas circulares para medição de recalques superficiais e em profundidade e termopares para medição de temperatura em