ambiente
A limitação de tais recursos impõe a preocupação com a preservação qualitativa e quantitativa das reservas disponíveis. Em função disso, um tema imperativo, no âmbito da América do Sul, é a análise dos parâmetros de preservação e proteção do Aqüífero Guarani, como preservação garantidora das condições humanas de existência futura. Este trabalho se dispõe a realizar essa discussão, na busca de uma percepção jusfundamental dos problemas atinentes.
Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea1 . São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo. Tal como ocorre com as águas superficiais, demandam cuidados para evitar a sua contaminação. O uso crescente pela indústria, agricultura e consumo humano ameaça os aquíferos e coloca esse assunto na agenda ambiental global.
Informações Importantes:
- O Aquífero Guarani ocupa uma extensão de terra de, aproximadamente, 1,2 milhão de quilômetros quadrados.
- Para se ter uma ideia do tamanho da reserva, ela tem capacidade para abastecer, de forma sustentável, cerca de 400 milhões de habitantes, com 43 trilhões de metros cúbicos de água doce por ano.
- A profundidade da reserva é de, aproximadamente, 1500 metros.
- No Brasil, está presente no subsolo dos seguintes estados: São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato-Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- Ocupa também partes do território subterrâneo de outros três da América do Sul: Argentina, Uruguai e