Ambiente
• Descrição breve da Indústria
Trata-se de uma indústria de lacticínios denominada "Gurtinmex", localizada na província do Móxico a 20 Km do município do Leua, nas margens do Rio Cassai e 50 Km a Este do Parque Nacional da Cameia. A fábrica ocupa uma área aproximada de 2.300 m2. A Gurtinmex está localizada numa área não urbanizável, devido a existência de chanas.
A matéria-prima principal para as suas produções é o leite. Portanto, é imperioso que o controlo da qualidade do mesmo comece nas fazendas, exigindo-se leites oriundos de vacas sadias, de modo higiênico e sem ser adulterado com água ou outra substância. Por este motivo a fábrica optou por ser proprietária de duas fazendas de onde é obtido o leite por caminhões, nomeadamente Ngombele 1 e Ngombele 2, situadas a poucos metros à sul da fábrica. Os caminhões são isolados termicamente para manter o leite a baixa temperatura de forma a chegar na fábrica sem risco de perda de qualidade, quanto a acidez.
A estrutura física da indústria de lacticínio é subdividida em quatro grupos: unidade industrial, unidade administrativa, unidade piloto e unidades de apoio.
A fim de garantir a qualidade dos derivados lácteos produzidos, esta empresa adoptou o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo - HACCP (da sigla em inglês Hazard Analysis Critical Control Points), que é um sistema preventivo que busca a produção de alimentos inócuos. Ele está embasado na aplicação de princípios técnicos e científicos na produção e maneio dos alimentos desde o retiro até a mesa do consumidor (OSHAS 18001 e 9001).
Umas das preocupações mais urgentes da Gurntinmex são a questão ambiental e a qualidade. São factores extremamente importantes para a sobrevivência da empresa, bem como sua competitividade no mercado.
Consumo de Água (Referente a leite e soro): 838.000 litros / dia
Número de funcionários: 450