Ambiente x aprendizagem
Departamento de Educação Campus I – Graduação em Pedagogia 3º semestre
Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica II
Anucha Prisco, Elvira Salvador, Jailton Santos, Lindinalva Chagas e Silvana Alfano.
Projeto sobre:
A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
Salvador, Maio de 2012
CONTEXTO DA PROBLEMÁTICA
Um som estridente de campainha corta o ar, juntando-se ao burburinho de vozes, carros, ônibus. São 18:30 hs e a escola dá o seu primeiro sinal. Nota-se uma pequena agitação. Os alunos que chegaram, até esse momento, se encontram em grupos, espalhados pelo largo formado pela confluência de três ruas. É um pequeno centro comercial de um bairro de periferia, na região metropolitana de Belo Horizonte: lojas, açougue, padaria, locadora de vídeo, bares, etc. Alguns rapazes chegam á porta das lojas, esperando pelo movimento.
A entrada dos alunos na escola parece ser um ritual cotidiano, repetindo-se todos os dias os gestos, falas, sentimentos, em momentos de encontro, paquera, ou simplesmente, de um passa tempo. Meninos e Meninas continuam chegando aos poucos, alguns em grupos, outros sozinhos. Cumprimentos, risos, conversas ao pé de ouvido. Grupo de meninos, grupo de meninas, grupos misturados. Olhares sugestivos acompanhados de comentários e risos, um menino sai do seu grupo e vai até as meninas e diz algo que provoca sorrisos.
Mas é no momento do sinal que aumenta o volume de pessoas chegando. Brancos, negros, mulatos, na sua maioria jovens, aparentando idades que variam de 15 a 20 anos, alguns poucos mais velhos, principalmente mulheres. Vestem-se de formas as mais variadas, predominando jeans e tênis.Começam a entrar por um portão de ferro inteiriço.
A escola ocupa todo um quarteirão, cercada por muros altos, pintados de azul, o que lhe dá uma aparência pesada. Além do portão, existe uma outra entrada, através deuma garagem por onde passam os professores. Após o portão, os alunos descem por uma rampa ao lado de um pequeno