Primeiros socorros
Primeiros socorros são uma série de procedimentos realizados com o intuito de manter vidas em situações de emergência até a chegada de atendimento médico especializado. Sendo realizados dentro da Empresa pelos Brigadistas ou Cipeiros que estão sendo treinados e capacitados dos conhecimentos necessários, com isso venho solicitar aos Senhores Supervisores e Contra-Mestres que antes de tomarem qualquer providencia que seja, caso não tenha o conhecimento necessário, favor acionar a Equipe de Brigadistas que seguirão os protocolos necessarios para o bem estar das Vitimas.
Orientações aos Supervisores e Contra-Mestres
Quando se depararem com Vitimas de Acidentes ou qualquer outra situação que haja a necessidade de aplicarmos os Primeiros socorros, Deve-se Comunicar os Brigadistas imediatamente, deixando os responsaveis pelo atendimento.
As orientações a seguir devem ser respeitadas e seguidas ao pé da Letra, pois caso cometam algum erro ou descuido que agrave as condições de saude desta pessoa; mesmo na intenção de ajudar; podemos ser responsabilizados pela negligencia cometida.
1º Passo - Avaliação da Cena ou Sinistro
É muito importante salientar que para a abordagem de uma vítima primeiro você deverá ter idéia do contexto geral da situação, pois apenas com uma pré-avaliação do local é que se pode conhecer o tipo de vítima com a qual se está lidando. A ocorrência pode ser classificada como Clínica (mal súbito, problemas fisiológicos) ou Trauma (mecanismos de troca de energia). A avaliação da cena também é importante para que se possam dimensionar os riscos potenciais existentes na cena, prevenindo assim que a pessoa que tem o intuito de aplicar os primeiros socorros não se torne mais uma vítima da ocorrência. A Avaliação de Cena é divida em cinco fases:
1) Segurança – verificar se a cena é segura para ser abordada;
2) Cinemática do Trauma – verificar como se deu o acidente ou sinistro;
3) Bioproteção – utilização