ambiente Sociocultural
As famílias do século XXI são bem diferentes das famílias de antigamente, pois existem várias mudanças ocorrendo dentro de casa. As famílias estão cada vez mais ficando menores e alem disso há um isolamento em cada um dos seus componentes. Isso se deve ao fato dos pais estarem cada vez mais ocupados, pois trabalham muito, e nos momentos de folga acabam se isolando como uma forma de descanso.
Outra grande diferença nas famílias da sociedade atual, é que cada vez mais aumenta a contribuição da mulher no mercado de trabalho e com isso passam a exercer uma contribuição ativa na renda familiar. Isso leva as mulheres a fazerem novas escolhas que estão influenciando na população brasileira como a de terem cada vez menos filhos, e se tornarem mães cada vez mais velhas. Segundo o IBGE, cada mulher tem em média 1,77 filho em 2013, o que mostra uma redução no nível de crescimento da população em relação aos anos anteriores, a taxa de fecundidade seguirá em queda. Além disso, o IBGE também projetou que a idade média da maternidade vai continuar subindo, em média as mulheres estão tendo seu primeiro filho com 26,9 anos de idade.
A estrutura familiar também sofreu grandes mudanças, ela já não é mais a mesma pois não segue aquele padrão que tinha a figura do pai, da mãe e dos filhos. Atualmente existem muitos casos em que uma família é constituída apenas pela mãe e seus filhos, onde a mãe precisa exercer o papel de dona do lar como antigamente, e ainda sim trabalhar fora para conseguir sustentar sua família sozinha. Segundo o IBGE, em 2011 o Brasil registrou a maior taxa de divórcios desde 1984. O número de divórcios chegou a 351.153, um crescimento de 45,6% em relação a 2010.
Com a ocorrência desses fatos, as crianças de hoje em dia ingressam no mundo escolar cada vez mais cedo, a maioria com 2 anos de idade. Pois com suas mães trabalhando fora, e seus pais trabalhando mais ainda, ou até mesmo os pais cada vez mais ausentes nos