AMBIENTE SOCIAL
O macroambiente consiste nas forças societais maiores que afetam todo o Microambiente, é a situação e o contexto atual onde a organização está inserida. No ambiente social, são analisados todos os gostos, crenças e paradigmas da região de interesse. As preferências, hábitos e atitudes das pessoas influenciarão diretamente na decisão de compra de produtos e/ou serviços.
Os gaúchos, por exemplo, têm o costume de comer churrasco e tomar chimarrão. Só o chimarrão já possui todo um ritual: os 10 mandamentos, o lado certo de colocar a bomba, o ronco, etc. Além disso, são muito nativistas e tradicionalistas, possuem um apego enorme à cultura e à história do estado. Pode-se dizer que a figura do gaúcho é a própria identidade do povo do Rio Grande do Sul, não apenas pelo seu estilo de vida, mas também pela questão do caráter e personalidade guerreira e destemida. É facilmente identificado pelos símbolos e características culturais bem definidas.
Outro fator determinante na cultura Gaúcha, é a influência da colonização dos imigrantes alemães e italianos. A tradição destes povos mistura-se com os nossos hábitos típicos, fazendo com que nossa identidade se torne ainda mais única e diferente dos demais estados brasileiros. A educação e o respeito no meio familiar e a seriedade atribuída à índole, também são características.
Por este forte apego à terra e à cultura, por se considerarem “mais gaúchos do que brasileiros” e por manterem cada vez mais vivos os laços com a sua história, os gaúchos acabam respondendo muito bem ao marketing de produtos e serviços com forte apelo regional, como por exemplo, o site O Bairrista e a Cerveja Polar, que alinhou sua estratégia totalmente aos aspectos sul-riograndenses e obteve muito sucesso. Os gaúchos identificam-se com a marca porque assim como eles, ela ama e abraça o Rio Grande do Sul.
Desta forma, percebe-se que as marcas não representam apenas um produto ou serviço, representam seus