Resposabilidade social e ambiente
As florestas fornecem madeira e fibras, purificam a água, regulam o clima e produzem recursos genéticos. Os sistemas fluviais disponibilizam água doce, energia e recreio. As zonas úmidas costeiras filtram os resíduos, mitigam as cheias e servem de viveiro para a pesca comercial. Esses são alguns dos exemplos dos serviços que os ecossistemas fornecem.
Serviços ambientais (ou serviços ecossistêmicos) são os benefícios que as pessoas retiram dos ecossistemas. Os exemplos incluem água doce, madeira, cereais, peixes, regulação do clima, proteção contra riscos naturais, controle da erosão e recreação.
Eles podem ser classificados da seguinte forma:
Serviços de Provisão
Produtos obtidos dos ecossistemas, representados basicamente pela produtividade de primária global, ou tudo aquilo que é transformado em biomassa através de seus consumidores. Fibras alimentos de origem tanto vegetal como animal, bem como a água podem ser considerados serviços de provisão. Esses serviços sustentam a vida humana de maneira direta.
Ex.: Alimentos, água doce, fibras, produtos químicos, madeira.
Serviços de Regulação Benefícios obtidos da regulação de processos ecossistêmicos, podem ser resumidos como sendo a mediação da biota sobre os ciclos biogeoquímicos influenciando o clima, a precipitação e a temperatura da Terra.
Ex.: Controle do clima, polinização, controle de doenças e pragas.
Serviços Culturais
Benefícios intangíveis obtidos dos ecossistemas, aqui esta representado todo e qualquer tipo de significado que possamos dar a natureza. Relações religiosas, espirituais, nacionalismo, lazer, paz etc. Todos são exemplos que podem ser classificados como serviços culturais da natureza. Sem sua existência, em seu estado conservado não existiriam.
Ex.: Religiosos, culturais, sociais, patrimoniais, paisagístico.
Serviços de Suporte Serviços necessários para a produção de todos os outros serviços ecossistêmicos, são os grandes ciclos biogeoquímicos da água,