Ambiente Social
Entender e conhecer o consumidor é o primeiro passo para traçar estratégias de publicidade e venda de produtos. Este fator tão importante, muitas vezes, esbarra na falta de pesquisas sobre um público específico. Em um país como o Brasil, em que existe uma miscigenação cultural grande, vale destacar que pouco se conhece sobre o consumidor de cada um dos estados.
De acordo com os dados obtidos por meio de questionário realizado com profissionais de moda que conhecem o mercado gaúcho e o paulista, os pesquisadores identificaram, com base nas respostas obtidas, que o consumidor de moda gaúcho é diferente do paulista e opta por um estilo clássico, conservador e tem dificuldade em absorver as novidades impostas pela moda. Também seguem tendências atemporais devido ao fato de não possuírem como hábito a compra de um produto pelo fato de outras pessoas estarem comprando.
A tendência verificada pela Distribuidora Dipam Gaúcha foi confirmada em números da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS). O consumidor gaúcho que antes valorizava apenas o melhor preço, começa a mudar o seu comportamento. Em nome da praticidade e da economia de tempo, cada vez mais as pessoas estão fazendo compras no mercado, padaria ou outros tipos de estabelecimentos próximos à residência ou local de trabalho.
Segundo dados da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), em 2009 o desembolso médio em supermercados no Rio Grande do Sul era de R$ 18,50. Em 2010 caiu para R$17,40. Não porque o gaúcho passou a gastar menos e sim porque buscou mais lojas de bairro em vez de grandes supermercados.
A alteração no comportamento do consumidor vem sendo percebida pela Dipam Gaúcha Distribuidora. Segundo o gerente de marketing da Dipam Gaúcha, Rodrigo Fracasso, os consumidores finais estão dando muito valor ao tempo gasto em uma compra.
– O grande volume de compras e o preço mais baixo dão lugar à praticidade de comprar por conveniência. O mercado ‘da esquina’ oferece os produtos