Ambiente organizacional da Petrobrás
Stakeholders internos: o Estado brasileiro, os acionistas, o ministro de Minas e Energia, seusempregados, o BNDES.Stakeholders externos: o sindicato (Sindipetro), os clientes, os fornecedores, as bolsas devalores Bovespa e Nyse, a BNDES Participações S.A.
2. O fato de o governo brasileiro ser o principal acionista afeta sua posição destakeholder? Justifique.
Sim, pois como o estado é o maior acionista ele tem poder de veto sobre a tomada dedecisões além da diretoria ser toda indicada pelo Presidente do Estado.
3. Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um stakeholder daorganização? Como isso afetou o crescimento organizacional? Explique. Até 1995, a empresa não possuía concorrentes, gozando assim de um monopólio deprospecção, exploração e refino do petróleo no país.. Isso permitiu que a empresaexperimentasse um crescimento contínuo em suas atividades e ganhos, elevando a receita eos lucros e permitindo o aumento dos investimentos na área produtiva e de desenvolvimentode novas técnicas.
4. Como a influência governamental afeta a política de preços da empresa? A Petrobras segue uma política de preços formulada juntamente com o governobrasileiro. Os valores cobrados dos consumidores brasileiros influenciam diretamente ocrescimento econômico pois o preço do petróleo afeta nos postos de combustíveis afetafortemente a inflação brasileira, visto que os valores de gasolina, do diesel e do álcool influemnos custos de todos os produtos.
5. Por que, desde 2001, o número de acionistas estrangeiros cresceu muito? O que essefato representa para a empresa? Por que ele pode prejudicar a opinião pública sobre aempresa?
Porque, a partir de então, as ações da empresa passaram a ser negociadas juntamentecom as ações ordinárias na Bolsa de Nova York (Nyse), representando um enorme crescimento e demonstrando a confiança do mercado financeiro internacional na