Ambiente marinho
Os oceanos cobrem 60% da superfície da Terra. Figuram entre os maiores transportadores de calor do planeta, controlando o clima e seus efeitos. Constituem um imenso reservatório de sais e gases. Formam as grandes bacias de sedimentação atual.
Relevo dos Oceanos
- Área – Oceano Pacífico ( 180 milhões de km2 ( 53% da área total oceânica
- Índico ( 24% Atlântico ( 23%
- Profundidade média dos oceanos ( 3.870m
- Profundidade média do Pacífico ( 4.280m. Maior profundidade ( 11.037 na Fossa das Marianas
- Profundidade média do Atlântico ( 3.600m. Maiores profundidades 9,220m na Fossa de Porto Rico e 8.264m próximo as Ilhas Sandwich do Sul.
- Profundidade média do Índico ( 4.000m. Maior profundidade 9.000m na Fossa do Almirante.
Feições de relevo
Plataforma continental: pequena declividade, contínua e larga em costas tipo Atlântico – margem passiva e com largura reduzida e ladeada por fossa em costa tipo Pacífico – margem ativa. É de “construção” sedimentar. Profundidade variável, máxima da ordem de 200m.
Talude continental: declividade acentuada, também de “construção” sedimentar, com profundidades até da ordem de 3.000m, com freqüentes “canions”.
Elevação ou sopé continental: relevo irregular, geralmente em margem continental passiva, declividade intermediária entre a da plataforma e a do talude, também de “construção” sedimentar, geralmente em profundidades entre 3.000 e 5.000m.
Planície abissal: em margem continental tipo Atlântico (passiva), entre a elevação continental e a cordilheira mesooceânica, profundidades acima de 5.000m. Relevo relativamente plano.
Montes submarinos: elevações com alturas entre 200 e 1.000m.
Montanhas submarinas: elevações com mais de 1.000m de altura.
Fossas submarinas: depressões alongadas, profundas, com laterais escarpadas, em margem ativa (tipo Pacífico) e ladeando zonas de subducção de placas.
Cordilheiras mesooceânicas: feições longas, contínuas e fraturadas, com encostas