ambiente empresarial
Dentro do Ambiente Empresarial iremos analisar os seguintes fatos: Rotinas Trabalhistas, Clima Organizacional e Processo Contábil.
2.1 AMBIENTE EMPRESARIAL
Conforme o artigo “OITO PASSOS PARA EFETUAR UMA DEMISSÃO, publicado pela redação da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, dispensar um funcionário não é uma situação confortável, e o clima de tensão pode aumentar caso o empreendedor não siga à risca as regras e os prazos que regulam a demissao de um colaborador.” Na Constancia do contrato de trabalho, a qualquer momento qualquer uma das partes pode decidir por romper o vinculo empregaticio, caso seja o empregador um dos primeiros passos em caso de dispensa do funcionario deve ser consultar o contador, para saber qual o valor liquido que este funcionario tem para receber, alem de consultar o departamento financeiro para checar se estao disponiveis valores suficientes para concretizar a demissão. Após a empresa realizar essa consulta e afirmar em dispensar o funcionário deve ser realizado os seguintes procedimentos: Estabelecer o Tipo de Aviso Previo, cumprir o prazo para pagamento de seus Proventos, cumprindo as regras que regulamentam a demissão do Funcionario.
A rescisão de contrato de trabalho pode ocorrer de diversas formas. Quanto à iniciativa: Por iniciativa do empregado; Por iniciativa do empregador; Quanto aos motivos: Sem justa causa; Por justa causa; Por término de prazo. A parte que der causa à rescisão, deve conceder a outra, aviso prévio de, no *mínimo, 30 dias. No caso de não concessão do aviso prévio, a parte que não conceder deverá indenizar a outra parte. O aviso prévio é a comunicação antecipada e obrigatória que, em uma relação de emprego onde inexista prazo determinado para o fim do contrato, uma parte deve fazer à outra de que deseja rescindir sem justa causa o contrato de trabalho existente. Esta comunicação deverá ser efetuada com prazo mínimo de 30 dias para contratos que tenham até um ano de