Ambiental
Portfólio 02
GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS
...............................................................................................................................
Guarulhos
2013
Robson sappio de lima
portfólio 02
GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão da Qualidade da Faculdade ENIAC para a disciplina Gestão e tratamento de resíduos industriais.
Prof. Vânia Haddad Diego Soares
Guarulhos
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. QUESTÕES 4
4. CONCLUSÃO 8
5. REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
O estudo a seguir proporciona informações que possibilitam o entendimento das medidas aplicadas para o correto descarte dos resíduos gerados pelas indústrias de forma a serem evitadas penalidades por órgão regulamentadores e danos causados ao meio ambiente caso o resíduo seja descartado de forma incorreta.
2. PROPOSTAS
2.1 Descarte de resíduos em fábricas de calçados;
Curvin: usado na confecção do cabedal do sapato. É um resíduo reciclável e reaproveitável para solados de tênis, sandálias e rasteirinhas. Leva mais de 50 anos para se decompor.
Nylon: usado na confecção de tênis. Material reaproveitado para travesseiros, sofás e enchimentos em geral. Leva mais de 30 anos para se decompor.
Espuma: usado na confecção de tênis. Reaproveitável para fazer ursos de pelúcia, enchimento de travesseiros, sofás. Mais de dois anos para se decompor.
Lata de cola/solvente/metal: recipiente de cola para confecção de todo tipo de calçado. Reciclável quando adquirida por siderúrgicas que a derretem em altos fornos, gerando novos produtos. Leva mais de 10 anos para se decompor.
Plástico: pouco usado na fabricação, mas gerado nela. TR, PVC, Nylon e espuma vem embalados em plásticos.