ambiental
A poluição atmosférica é consequência, em maior parte, da ação humana, no sentido de introduzir produtos químicos e/ou tóxicos no ambiente.
A queima de combustíveis fósseis – e não só ela - propicia a liberação de monóxido de carbono, que corresponde a aproximadamente 45% dos poluentes liberados em grandes metrópoles. Inodoro e incolor, o CO tem capacidade de se ligar à hemoglobina sanguínea, podendo provocar asfixia.
Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes que contribuem para esse tipo de poluição. Irritação de mucosas e vias respiratórias, cânceres, alteração da água e solo, corrosões de construções e monumentos, inversão térmica, efeito de estufa e destruição da camada de ozônio são algumas consequências da ação desses. Partículas, como as de sílica e amianto podem ser cancerígenas, além de causar fibroses e enfisemas pulmonares.
Os Aerossóis são denominados pela suspenção dos gases em partículas de pó , cinzas vulcânicas, e fumaça, matéria orgânica de resíduos naturais.
Fotossíntese – a agua é absorvida pela raiz e atinge atingindo todas as partes da planta chegando ate as folhas onde inicia a fotossíntese . no ar que respiramos existe o gas carbono que entra pelas plantas e passa pelas folhas. A luz do sol fornece a energia que libera o alimento das plantas que é o açúcar chamado glicose. Nas plantas é liberado algumas substancia que é o Oxigenio que para nos é fundamental.
Efeito Estufa - provocado pelo desequilíbrio na composição atmosférica concentrando certos gases que tem a capacidade de absorver o calor. Ex: queima de combustíveis fosseis. Causas queimadas, urbanização, desflorestamento
Chuva acida são formadas a partir de grandes concentrações de poluentes químicos em forma de nuvens, neblinas, ate