ambiental
Prof Ms Reinaldo Zychan de Moraes
Revisão Técnica:
Profa Dra Patrícia Silvestre Leite Di Iório
Considerações iniciais
Conceito
Aplicação da lei nacional ou lei estrangeira
Objetivos (objeto de estudo)
Nomenclatura da disciplina
Fontes
Conflito de leis no espaço
Sejam bem-vindos ao nosso curso de Direito Internacional Privado.
Com esta Unidade, iniciamos essa disciplina que cada vez mais faz parte do nosso dia-a-dia.
Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.
5
A globalização e a internet têm permitido um amplo acesso ao mercado de produtos estrangeiros. Muitas dessas transações são realizadas por brasileiros e em sites de empresas situadas no exterior, sendo que, nesse tipo de relação jurídica, como não poderia deixar de ser, problemas de toda a ordem podem ocorrer.
Assista à reportagem exibida por meio do link abaixo e veja um caso de aplicação de regras e princípios do Direito Internacional Privado. https://www.youtube.com/watch?v=WLil7yiJqHI 6
O Direito Internacional é dividido em duas vertentes:
Direito Internacional Público: utilizado nas relações jurídicas internacionais dos Estados e de outras pessoas;
Direito Internacional Privado: utilizado para tratar da aplicação de leis civis, comerciais ou penais estrangeiras em relações privadas de caráter internacional.
O Direito Internacional Público (DIP), também conhecido historicamente como
“Direito das Gentes”, compreende o conjunto de princípios e regras internacionais destinados a reger os direitos e deveres, envolvendo Estados, Organizações Internacionais, coletividades não estatais e indivíduos.
Por sua vez, o Direito Internacional Privado se preocupa com situações privadas, mas de conteúdo internacional. É o que ocorre se uma mercadoria, cuja compra (via internet) for