AMBIENTAL
1) Deve-se saber se os funcionários estão desmotivados e a produção da equipe está abaixo do esperado ou se estamos querendo motiva-los para que os mesmo rendam acima da média (supondo que eles estão produzindo normalmente). Caso seja a primeira opção, devemos explorar os problemas e descobrir quais são os descontentamentos deles, se é o salário, se são conflitos internos, conflitos externos e etc. Já no segundo caso temos que incentiva-los para produzirem acima da média, e podemos fazer várias proposta como: Bônus salarial por produção acima da média, elogios, planos de carreiras e etc.
Processo grupal
2) Primeiramente precisamos tentar descobrir qual o real motivo para os conflitos, se são problemas internos ou externos, para tal desenvolveria um questionário sobre a relação com os companheiros de trabalho tentando afunilar os causadores dos conflitos, pois não sabemos se os conflitos são entre 2, 3 ou mais funcionários e em seguida já com algumas informações convocaria uma reunião com todos para esclarecer o problema observado e algumas dúvidas caso haja, porém tudo deverá ser realizado com cautela, para que isso não saia do controle e prejudique produção já que estão executando o serviço muito bem.
Liderança
3) O chefe está deixando a desejar nos aspectos de transparência e confiança de seus subordinados, passando essa imagem com atitudes suspeitas. Mesmo os liderados exercendo suas atividades sem questiona-lo gera uma certa insegurança com respeito a empresa, como Por quê ele faz isso assim? Não mostrando exemplo para seus funcionários a situação pode sair do controle e todos começarem a resolver os problemas sem transparência.
FACULDADE ORIGENES LESSA
CAMPUS DE LENÇOIS PAULISTA
Trabalho 1 – Psicologia Organizacional II
Luis Fernando Quadrado RM: 2933
LENÇÓIS PAULISTA
2013