Amazonia
A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. É um dos seis grandes biomas brasileiros. A Floresta Amazônica foi pré-selecionada em 2008 como candidata a uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza pela Fundação Sete maravilhas do mundo moderno. Em fevereiro de 2009, a Amazônia foi classificada em primeiro lugar no Grupo. E, a categoria para as florestas, parques nacionais e reservas naturais.
Bacia do Rio Amazonas
A bacia do rio Amazonas envolve todo o conjunto de recursos hídricos que convergem para o rio Amazonas. Essa bacia hidrográfica faz parte da região hidrográfica do Amazonas, uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro. A Bacia Amazônica representa 1/5 da água derramada no oceano por todos os rios do planeta.
Rios
Um outro destaque desta Bacia Hidrográfica é a grande quantidade de rios navegais. No total, cerca de 22 mil quilômetros de rios recebem embarcações, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias na região. A hidrovia do rio Madeira, inaugurada em 1997, possibilita o transportem principalmente de gêneros agrícolas, entre Porto Velho e Itacoatiara. Principais rios da Bacia Amazônica: Rio Amazonas, Rio Solimões e Rio Tocantins.
Economia
Dentro da bacia Amazônica é identificado um enorme potencial para geração de energia elétrica, uma vez que muitos afluentes do rio Amazonas possuem características que se adéquam às condições básicas para a construção de usinas hidrelétricas. Por poder utilizar o recurso da energia hidrelétrica, fazer transportes hidroviários e suas águas serem fonte de alimento por meio da pesca para boa parte da população que vive em diversos rios contido nela.
Extensão
A Bacia Amazônica Abrange na América do Sul uma área de cerca de 7 milhões de Km² (dos quais 3,8 milhões de Km² encontram-se no Brasil), e é a maior do mundo e por ter uma viabilidade para o transporte fluvial, tendo em vista