amazonia
b. Afirmou que a aquisição de certos conteúdos na escola é capaz de produzir determinados tipos sociais de indivíduos e percebeu na homogeneização e na disciplinarização burocrática da escola a possibilidade do progresso, da ordem e do conhecimento humano.
c. Afirmou que a aquisição de certos conteúdos na escola é capaz de produzir determinados tipos sociais de indivíduos.
d. Defendeu o benefício da educação especializada frente à divisão social do trabalho.
e. Estabeleceu a racionalização como fundamental ao progresso e ao avanço do conhecimento científico. progresso, da ordem e do conhecimento humano.Aula-tema 03: Enfoques teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia
Max Weber (1864-1920) foi um sociólogo alemão que definiu a Sociologia como sendo a ciência voltada à compreensão interpretativa da Ação Social. Além disso, dizia que a Sociologia era a Ciência da Realidade. O autor também defendia uma Sociologia da parcialidade, isto é, os sociólogos deveriam definir objetos específicos de estudo, pois não havia como estudar toda a sociedade.
A Sociologia e a obra de Weber representam um importante contraste em relação ao pensamento e aos trabalhos de Comte e Durkheim. Entre outras coisas, ele criticava o que chamava de profecias científicas ou filosóficas que apontavam um progressivo melhoramento da humanidade, de modo que também se mostrava contra a estipulação de leis, ao ressaltar que a Sociologia não deveria impor normas e nem ideais à ação prática. É necessário destacar que Weber não era um empiricista, isso porque suas análises partiam também de uma base teórica considerável.
Assim como Comte e