Amarribo
Ao tentar empreender projetos de interesse social, a organização se deparou com grande descaso vindo da administração pública além de fortes indícios de desvio de recursos públicos. Diversas denúncias começaram a chegar à sede da Amarribo em 2000. A partir de então, sua equipe decidiu dedicar-se ao combate à corrupção na cidade, pois com o cenário presente a época, nenhum projeto social conseguiria prosperar. A partir das inúmeras provas coletadas a organização efetuou denúncias junto à Câmara Municipal, à Promotoria de Justiça da cidade e ao Tribunal de Contas do Estado.
Para promover o afastamento dos corruptos a Amarribo mobilizou a sociedade realizando audiências públicas, desenvolvendo diversos meios de comunicação com a população. O resultado foi a cassação de políticos da cidade, além de vários processos judiciais aplicados a todos aqueles que já haviam deixado o poder. A mobilização social foi fundamental para que 2 prefeitos e 5 vereadores de Ribeirão Bonito deixassem de integrar o governo municipal.
Os episódios ocorridos na cidade ganharam repercussão nacional. Diversos cidadãos espalhados por todo o país passaram a procurar a organização em busca de apoio e orientação para formarem ONG´s que viabilizassem as mesmas conquistas da população ribeirãobonitense. A partir daí a Amarribo iniciou um trabalho de propagação de sua experiência. Sua primeira medida foi criar o livro “O Combate à Corrupção Nas Prefeituras do Brasil”, contando sua história e quais ferramentas foram necessárias para que a sociedade pudesse realizar a fiscalização política. chegar à sede da Amarribo em 2000. A partir de então, sua equipe decidiu dedicar-se ao combate à corrupção na cidade, pois com o cenário presente a época,