Mediação de Conflitos
CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS
GESTÃO DAS ATIVIDADES DE COMANDO E ESTADO MAIOR II
RESUMO – MANUAL DE ESTADO MAIOR (anexo C e H)
JOÃO PESSOA – PB
SETEMBRO – 2013
RESUMO – MANUAL DE ESTADO MAIOR (anexo C e H)
Trabalho apresentado ao TC Júlio César, Instrutor da disciplina de Gestão das atividades de Comando e Estado Maior, da turma do 3º Ano PM Bravo do Curso de Formação de Oficiais da PMPB.
JOÃO PESSOA – PB
SETEMBRO – 2013
ANEXO C
ESTUDO DE ESTADO-MAIOR
Um estudo de EM é uma forma de solucionar problemas, normalmente administrativos, comumente usado pelos oficiais de um EM, para assessorar o Cmt na tomada de uma decisão. Os estudos de EM, normalmente, consistem de duas partes: o sumário do estudo e os anexos.
O Sumário do estudo de EM deve conter informações suficientes para permitir ao Cmt chegar a uma decisão. Já os anexos incluem os documentos básicos ligados ao estudo de EM permitindo que o comandante possa, rapidamente, obter mais informações sobre alguns pontos do sumário.
O estudo de EM deve ser redigido observando-se os princípios de clareza, concisão, precisão, coerência, unidade, abrangência e objetividade.
O cabeçalho é semelhante ao usado nos ofícios militares. As referências de arquivo e assunto são incluídas como em tais ofícios. A classificação sigilosa aparece em cima e em baixo de cada página. Omite-se qualquer parágrafo que não seja necessário.
MEMÓRIA
É um documento informativo-apreciativo, confeccionado durante o estudo de um processo, com a finalidade de permitir: a apresentação do parecer e proposta pela autoridade responsável pela apreciação do assunto; uma visão global e resumida do estudo realizado em qualquer oportunidade.
É fundamentado na sistemática do raciocínio lógico, visando à tomada de decisão. Nos problemas mais