APARELHOS RAIO-X
Para produzirmos uma radiografia (Raios-X) necessitamos de um equipamento/aparelho. Este emite radiação por meio de choque de elétrons acelerados contra um obstáculo, onde estes elétrons e o átomo do material resulta na formação de 1% de raios-x e 99% de calor.
O aparelho de raios-x é constituído por transformador (gerador) de alta tensão, mesa de comando, tubo inserido na cúpula, mesa (que pode ser móvel ou não) e estativa com bucky.
Na mesa de comando, obtemos os seguintes controles da radiação exposta no paciente através de cálculos do mA (controla a quantidade de tempo de exposição do raio), kV (potência da penetração) sendo que a constante varia conforme a estrutura e o equipamento. Temos também os botões de liga e desliga o de preparar e o de disparo da radiação.
Temos o tubo, cúpula ou capa protetora, onde encontramos uma ampola revestida de chumbo (contém o cátodo (-) e o anodo (+)), entre o chumbo e a ampola há óleo.
A mesa pode ser móvel ou não), ela é composta de gaveta (bucky) e grade anti-difusora para o chassi.
Temos também a estativa (mesa vertical) composta de bucky e grade para o chassi.
Para a realização do Raios-x no paciente centralizamos a mesa na linha média e o filme. Conforme for a estrutura a ser radiografada temos que regular o foco fino (que é para detalhes em estruturas estáveis) e o foco grosso (para estruturas que não necessitam de tantos detalhes).
Estudamos também que estruturas radiografadas com espessura acima de 11 cm o filme deve ficar no bucky e abaixo desta espessura o filme ficará na mesa.