Prevenção de câncer de mama e colo uterino
Atualmente, o primeiro aparelho de raios X utilizado no Brasil encontra-se no International Museum of Surgical Science, em Chicago, nos Estados Unidos.
As observações e pesquisas do Dr. Pires possibilitaram a publicação de muitos trabalhos em revistas científicas e congressos médicos.
Contudo, foi na área de Radiologia e Radioterapia, por seu pioneirismo, em que publicou seus melhores trabalhos:
Localização de corpos estranhos pelos raios X (final do século XIX);
Diagnóstico das aortites pelos raios X (1900);
Perigo da ação dos raios X sobre os tecidos (1901);
Possibilidade da ação profunda dos raios X (1902);
As radiotermites (1904);
Radioterapia do linfogranuloma (1906);
Técnica radiológica do tubo gastrointestinal com emprego de radiopacos (1911);
Aparelhos de Raios-X Compacto Plus
A radiologia geral é muita bem servida através do Conjunto Radiológico COMPACTO VMI.
A mesa-bucky apresenta diferentes possibilidades de movimentação do tampo. O sistema porta-tubo possui inúmeras opções de posicionamento para projeções radiológicas, facilitando a rotina de exame e posicio-namento do paciente. O gerador apresenta duas versões:
COMPACTO PLUS com sistema de alta-freqüência, micro-processado e programa anatômico de órgãos; a versão COMPACTO utiliza o sistema convencional.
APARELHO DE RAIOS X portátil / transportável / 100 MA / /100Kv
Aparelho Móvel para Raio X Equipamento Radiológico de 100 mA/100KV Transportável, completo com tubo de ,nodo fixo com 02 focos, Colimador Luminoso e transformador e comando com disparador a distancia.
Colimador Luminoso Caixa com revestimento em chumbo L,minas em vários estágios. Lâmpada alógena de 12 volts. Temporizador eletrônico para centralização.
Coluna/Base -Coluna contrabalanceada, com freios mecânicos. Cabos de aço duplos com sistema de contrapeso para sustentação. Base montada com 04 rodízios de borrachas especial. Braço telescópio recolhivel com movimento longitudinal de no