Pré - projeto
Inserção de aparelhos de raios-x nas GCCAP’s
Anteprojeto apresentado à Empresa
Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT
Como requisito parcial para candidatura ao
Programa de Pós-graduação – Ferramenta
Empresarial – Eixo B do PLENA.
CURITIBA
10/2012
Sumário
Sumário 2
1. Tema 3
1.1. Delimitação do Tema 3
2. Justificativa 3
3. Objetivos 4
3.1. Objetivo Geral 4
3.2. Objetivos específicos 4
4. Fundamentação Teórica 4
5. Procedimentos metodológicos 7
6. Cronograma 7
7. Referências 8
1. Tema
Segurança do Trabalho
1. Delimitação do Tema
Instalar aparelhos de raios-x nas GCCAP’s
2. Justificativa
Muitas encomendas são transportadas pelos correios até que cheguem nas agências onde ocorrerá a varredura através de raios-x para avaliar se os produtos se encaixam nas regras de encomendas seguras. O trecho abaixo mostra um esquema de contrabando onde foi utilizado o correios.
“Onze pistolas calibre nove milímetros, de uso exclusivo das Forças Armadas e avaliadas em R$ 24 mil. As armas chegaram pelo correio e foram descobertas nos aparelhos de raios-x do aeroporto internacional do Rio. Vieram dos Estados Unidos, com destino a quatro estados do Brasil, e foram declaradas como brinquedos e equipamentos esportivos. Segundo a Receita Federal, pode ser uma nova rota de contrabando.” (site exame.abril, 2012)
Esse tipo de encomenda pode trazer risco aos funcionários que ao manusear tais pacotes podem, acidentalmente, acabar fazendo com que a arma dispare, podendo ocasionar acidentes graves com os mesmos e os demais.
Além de armas, há também a preocupação com a postagem de elementos químicos, o caso mais conhecido foi do Anthrax, substância tóxica que quando inalada pode acarretar em morte.
“Os correios de Coimbra vão estar encerrados nos próximos três dias após ter sido