Corrupção
Corrupção em Cristópolis
Desvio de recursos públicos: Prefeito de Cristópolis participa de oitiva com policiais federais
Antonio Xavier dos Santos (PMDB), prefeito do município de Cristópolis, Oeste da Bahia, distante 795 Km de Salvador, e outros servidores municipais, entre eles secretários de governo, estiveram na delegacia da Polícia Federal, em Barreiras, onde está sendo apurado possíveis práticas lesivas contra o erário público.
Durante toda a manhã de ontem, 27, o prefeito, secretários municipais e demais servidores do departamento de Licitação da prefeitura foram ouvidos por policiais federais, no intuito de apurar suposta formação de quadrilha para saquear verbas públicas federais destinadas ao município.
Portando faixas contra a corrupção, manifestantes estiveram na área fronteiriça a delegacia cobrando justiça e prisão dos acusados. Os ânimos se acirraram por volta das 12h30 quando o prefeito deixava o prédio da PF. Além da vaia, os mais exaltados acabaram atingindo com tapas e pontapés, a lataria e o parabrisa do veículo do prefeito.
Processo: O processo formulado pelo Ministério Público Federal, narra que há nos autos elementos que permitem concluir pela prática de condutas lesivas ao patrimônio público praticadas, em tese, pelo prefeito Antonio Xavier dos Santos, que, com o suposto auxílio de diversos parentes (entre eles irmãos e o pai), servidores públicos municipais, 'laranjas' e empresários, sendo todos eles, em comunhão de desígnios e mediante divisão de tarefas, estariam se apropriando de forma fraudulenta de verbas públicas federais repassadas ao município sob as mais diversas rubricas.
Ficou apurado ainda no processo movido pelo MPF, que desde o ano de 2005, época em que Antonio Xavier assumiu o cargo junto à prefeitura de Cristópolis, valores transferidos pela União àquele município, no montante de cerca de cinco milhões de reais foram desviados de forma fraudulenta, mediante