Ficha Planejamento
Citações:
“Uma das obrigações mais importantes do cidadão é não aceitar ser vítima da corrupção” (p.13)
“Opor-se a corrupção é, pois um dever de quem acredita na capacidade de se construir uma vida digna. Aceitar a corrupção é deixar-se corromper por ela.” (p.13 e 14).
Parecer:
O capítulo fala que não devemos aceitar e se acostumar com a corrupção, porque esse dinheiro que está sendo desviado saiu do nosso bolso, ao pagar os tributos e impostos e quando este é desviado a saúde, educação, e obras que serão indispensáveis para a população é hipotética e duvidosa, fala também que isto não deve ser tratado como complemento da cultura brasileira.
CAPÍTULO II A ORIGEM DO AMARRIBO BRASIL
Citações:
“A cultura de corrupção estava instalada no município, e isso explicava porque a vida na sociedade havia se deteriorado tanto no decorrer dos anos.” (p.17).
“Os prefeitos corruptos transmitem os esquemas de corrupção aos seus sucessores. Parece que há um pacto não escrito, uma espécie de código de honra entre os corruptos sobre esse assunto, e eles cumprem os seus termos, mesmo quando são inimigos políticos.” (p.18).
“O corrupto é dotado do pior caráter que pode haver em um ser humano, pois ele tenta fazer o resto da sociedade de idiota.” (p.19).
Parecer:
O capítulo fala de um exemplo de corrupção que durou por muito tempo na cidade de Ribeirão Bonito no estado de São Paulo, que quando descoberto pode-se perceber que a corrupção vinha de outros prefeitos antecessores, e isso não tinha normas até mesmo para os inimigos políticos, mais apesar de tudo trouxe uma lição para a população de que é possível afastar os corruptos do poder e também é possível vigiar a administração pública da sua cidade.
CAPÍTULO III O PADRÃO TÍPICO DA CORRUPÇÃO
Citação:
“Uma boa parte do orçamento do município é orientada em proveito do restrito grupo que assume o poder e passa a se beneficiar dos recursos públicos da cidade.” (p.21).
“Nas licitações o processo