Ficha de leitura - introdução ao desenho urbano no processo de planejamento
Referência Bibliográfica
DEL RIO, Vicente. Introdução ao desenho Urbano no processo de planejamento. Sao Paulo: Pini, 1990.
Sobre o autor
Vicente del Rio é arquiteto e urbanista, mestre em Desenho Urbano pela Universidade de Oxford e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela (USP). Recebeu diversos prêmios por este trabalho e de publicações no Brasil e nos Estados Unidos, além de publicações de mais de cinquenta títulos no Brasil e no exterior. Escreveu cinco livros, incluindo o melhor Best-seller Introdução ao Desenho Urbano. Atualmente é professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.
FICHA DE LEITURA
5. Uma Proposta Metodológica
Ao admitir as mais diversas teorias e propostas metodológicas existentes para o desenho urbano, o autor propõe uma metodologia que considere todos esses estudos, de forma a se completarem sendo utilizados, cada um, conforme a especificidade de cada problema.
Nessa busca por uma metodologia, ele destaca alguns trabalhos que considera mais importantes como os de Trancik, Rapoport, Lynch, Norberg-Schulz, entre outros. Também apóia-se nos estudos do psicólogo-ambiental David Canter, que sugere o “sentido do lugar” gerado em três esferas: atividades ou usos, atributos físicos propriamente ditos e as concepções e imagens. Daí, o autor sugere uma nova metodologia para o desenho urbano em quatro esferas: morfologia urbana, comportamento ambiental, análise visual e percepção do meio ambiente.
Aprofundando a esfera da análise visual constatamos que essa categoria de análise sugere nos anos 50 e 60 com o crescente interesse em ambientes históricos e vernaculares. Ele cita os estudos de Wolfe e Cullen como “marcos fundamentais para a aceitação da teoria da paisagem urbana para análise e projetos, principalmente em áreas historicamente sensíveis”. Para Cullen, tratamentos diferenciados da paisagem urbana geram percepções, sentimentos e posturas diferenciados.
“Uma edificação isolada é uma obra