ficha de planejamento
Introdução:
A Psicologia sócio – histórica, que tem como base a teoria de Vygotsky, concebe o desenvolvimento humano a partir das relações sociais que a pessoa estabelece no decorrer da vida. Nesse referencial, o processo de ensino- aprendizagem também se constitui dentro de interações que vão se nos dando diversos contextos sociais.
Segundo Vygotsky, a sala de aula deve ser considerada um lugar privilegiado de sistematização do conhecimento e o professor um articulador na construção do saber. Tendo como base tais pressupostos teóricos, esse texto sistematiza alguns pontos da teoria com a possibilidade de trabalho do professor junto aos seus alunos.
O professor tem o papel explícito de intervir no processo, diferentemente de situações informais nas quais a criança aprende por imersão em um ambiente cultural, provocando avanços nos alunos e se torna possível na zona de desenvolvimento proximal.
Lev Seminovich Vygotsky (1896-1934) foi um grande estudioso do desenvolvimento psicológico e cultural do ser humano. Sua vida acadêmica transitou por diversas áreas como artes, literatura, linguística, antropologia, ciências sociais, psicologia, filosofia e medicina. ”Todos os cursos por ele realizados foram consequências de interesses e trabalhos prévios, mostrando assim, como o significado atribuído ao curso efetuado é um fator determinante na formação acadêmica de qualquer ser humano” ( Santos,2003,p.15).
Vygotksy dedicou-se, principalmente, ao estudo das chamadas funções psicológicas superiores. Ele queria compreender os mecanismos psicológicos mais complexos que são típicos do ser humano e que envolvem o controle consciente do comportamento, a ação intencional e liberdade do indivíduo em relação às características do momento e do espaço presentes.
Para Vygotsky (Rego, 1995), no início da vida, a criança se compara com as demais espécies de animais. Sua atividade de psicológica é bastante elementar e determinada