Arvores Frutiferas Brasil
Nome: A Bananeira (Musa sp) é uma árvore da família Musaceae, também conhecida como Banana.
Germinação e Propagação: é uma espécie vegetal que se propaga através da divisão dos rizomas e das mudas que se formam de forma natural pela divisão dos rizomas e por sementes.
Origem: Natural da Ásia.
Tamanho: de 3 a 7 metros.
Frutificação: em média o ciclo do plantio à colheita de 411 dias, ciclo de florescimento à colheita de 141 dias, e cachos com 17,7 kg e pencas com 134 frutos.
Jambeiro
Nome: (Syzygium malaccense) no Nordeste essa árvore é conhecida por muitos como “Eugênia”. Pertencente à família Myrtaceae. Germinação: Na maioria das vezes a semente leva de 4 a 6 semanas para emergir da terra, sendo que a taxa de germinação é considerada alta para sementes frescas.
Propagação: por meio de sementes, animais que levam para outros locais ou mesmo pessoas.
Frutificação: As plantas oriundas de sementes começam a frutificar a partir do quarto ano, entrando em produção comercial a partir do sexto ano em diante. o jambeiro produz durante mais de vinte anos, com a média de 10 kg de frutos por árvore e a colheita normalmente se dá a partir de novembro
Origem: É uma fruta originária da Malásia, país que se localiza no sudeste da Ásia.
Tamanho: A árvore do jambo-vermelho pode alcançar até 20 metros de altura e possui forma piramidal com folhas grandes verde-escuras e muito brilhantes.
Mangueira
Nome: Mangifera indica.
Origem: A manga é fruta nativa da Ásia, mais precisamente da Índia, do sudeste do continente asiático e das ilhas circunvizinho sendo, sem dúvida, um dos melhores e mais largamente aproveitados frutos de origem tropical.
Tamanho: Árvore de grande porte que pode chegar até 30 m de altura com copa densa e frondosa.
Frutificação: O crescimento vegetativo da mangueira é essencial para propiciar uma produtividade elevada. O período juvenil é de aproximadamente 3,5 anos.
Propagação: A mangueira pode ser propagada por sementes (plantios domésticos) e