Amarelinha e suas diversidades
Origem do nome amarelinha e suas diversidades
O nome “amarelinha” vem da palavra Francesa marelle, que aos ouvidos portugueses soava como diminutivo de amarelo(amarelinha) .A palavra original se referia a um pedaço de madeira,ficha de jogo ou pedrinha.Esses objetos o eram usados no jogo para marcar o progresso do jogador.E esses é só um dos nomes dadas à brincadeira.
Em Portugal, por exemplo, a brincadeira é conhecida como jogo da macaca. Já em Angola è avião ou neca. No Brasil, conforme a região ganha nomes tão variados como, pular macaco (nordeste), academia (Rio de Janeiro), casa da boneca (Ceara). Sapata (Rio Grande do Sul) ou Maré (Minas Gerais); mas é como amarelinha mesmo que ela ficou mais conhecida.
Existem duas versões para a origem da brincadeira. Uma delas diz que, na conquista dos romanos, eles pavimentavam as estradas que levavam até seus novos territórios para distrair a criançada que ficava no meio do caminho, eles faziam desenhos no chão. Assim as crianças pulavam amarelinha jogando um pedaço de cerâmica ou até ossinho de carneiro.
Outra possível origem vem do inicio da Idade Media, naquele tempo as pessoas jogavam as contribuições para a igreja nas escadarias. Assim os visitantes tinham que pular as moedas para não pisá-las. O caminho da amarelinha entre o céu e o inferno também pode ter significado religioso: è a velha luta entre o bem e o mal.
Introdução
A intenção de esta atividade didática è promover a vivencia da brincadeira e, por meio dela e de algumas variações abordar alguns conteúdos tanto como sobre o corpo como de conhecimentos básicos de numerais.
Esta seqüência de atividades se justifica também como uma interessante e divertida forma de cultivo e valorização da cultura lúdica.
Também se mostra importante como forma de promover situações e ensino e aprendizagem ricas no sentido da construção de habilidades corporais básicas, no desenvolvimento de dinâmicas de produção em pequenos grupos e ainda