Amor de Capitu
FERNANDO SABINO
Introdução
Amor de Capitu de Fernando Sabino é indispensável para a compreensão da obra de Machado.Em "Amor de Capitu"ele realiza uma experiência inédita, ao recriar "Dom Casmurro" sem o narrador original. "O que sempre me atraiu neste romance admirável", afirma, "foi descobrir até que ponto a dúvida sobre a infidelidade de Capitu teria sido premeditada pelo autor através de narrador tão evasivo...".Transpor o romance de Machado de Assis para a terceira pessoa, Fernando Sabino consegue como enriquecer o mistério, abrindo uma nova possibilidade de leitura de um dos nossos gênios literários.
Introdução
Transpor
o romance de Machado de Assis para a terceira pessoa,
Fernando Sabino consegue como enriquecer o mistério, abrindo uma nova possibilidade de leitura de um dos nossos gênios literários.Essa foi a forma encontrada para homenagear o escritor a quem admira desde a juventude. Homenagem que, para o público, traduz-se em duplo prazer: apreciar o encontro de dois grandes romancistas brasileiros."
A história se passa no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX,na rua de Matacavalos ( tudo começa em novembro de 1857). Vivia-se então o império e a escravidão. Bento e Capitu, desde cedo, demonstravam um grande afeto um pelo outro. Mas ele todavia, tem seu destino traçado por uma promessa da mãe; ela perdera um filho anteriormentee jurou que se lhe nascesse novamente um filho, sendo menino, iria fazê-lo padre.Bentinho parece ser um menino inseguro excessivamente protegido pelo mãe, talvez até porquefora criado sem um pai ( perdera-o aos 4 anos), cujo modelo pudesse seguir. Capitu era umamenina determinada, segura de si, firme de suas decisões que sabe muito bem disfarçar intenções com seu "olhar ressaca".
O Livro
A história se passa no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX,
na rua de Matacavalos ( tudo começa em novembro de 1857). Vivia-se então o império e a escravidão. Bento