América do Norte
Os povos da América do Norte formavam mais de 240 grupos ou nações. Eles falavam línguas diferentes, mas seu modo de vida era semelhante.
Os chipewyans e os crees viviam na região ao sul do Ártico, onde hoje estão o Canadá e o Alasca. Eles dependiam da rena, do alce e dos castores para se alimentar, e confeccionavam tendas e roupas com as peles dos animais.
Entre os nativos do leste da América do Norte estavam os iroqueses, no norte, e os creeks, no sul. Eles usavam cascas e galhos de árvores para fazer casas, armas, ferramentas e canoas. Além disso, faziam as roupas com peles de veados e de outros animais. Caçavam, pescavam e colhiam plantas e frutos. Também plantavam milho, abóbora, feijão e tabaco.
Entre os povos das Grandes Planícies do centro da América do Norte se destacavam os cheienes e os sioux. Nos pastos naturais dessa região viviam enormes rebanhos de animais, como alces, cervos, antílopes e bisões. Os nativos obtinham dos bisões quase tudo de que precisavam para viver. Eles comiam sua carne, faziam roupas com sua pele e construíam ferramentas usando seus ossos.
Os índios pueblos e navajos viviam na região árida do sudoeste dos Estados Unidos. Eles aprenderam a cultivar grãos usando pouquíssima água. Alguns construíam suas casas com pedras e adobe, um tipo de barro. Outros viviam em moradias mais simples.
Muitos grupos de índios habitavam a costa oeste dos Estados Unidos. Viviam da caça e da pesca. Os chumashs construíam casas em forma de cúpula. Já os miwoks faziam casas que tinham uma parte embaixo da terra.
Os atuais estados de Nevada e de Utah, no sudoeste árido do país, foram o refúgio de grupos como os shoshones.
Ao norte dessa região viviam os nez-percés, os cabeças-chatas (flatheads) e outros grupos. Eles caçavam e pescavam. No inverno, viviam em aldeias; no verão, acampavam em tendas.
Na costa noroeste, uma área que se estende entre a atual Califórnia e o Alasca, viviam os tlingits e os