amamentação
Inclusão Social e
Desenvolvimento
Comunitário
Promoção da amamentação e alimentação complementar
Amamentação e alimentação saudável para crianças pequenas
Tendo em vista a importância da Segurança Alimentar e
Nutricional, o Senac São Paulo e o Santander Universidades disponibilizam esta cartilha que tem como objetivo apoiar ações de promoção da amamentação e alimentação complementar para crianças menores de dois anos.
Esta ação integra o “Projeto de Inclusão Social e
Desenvolvimento Comunitário” que oferece atividades educacionais voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações e que são comprometidas com a responsabilidade social e ambiental e a valorização da cidadania das comunidades. Esta cartilha foi elaborada para ajudar você a tirar as dúvidas mais comuns e fornecer algumas dicas que podem auxiliar a amamentação e introdução de novos alimentos.
Dessa forma, deverá contribuir com as políticas públicas em desenvolvimento no país e estabelecer uma mobilização nacional dirigida à redução da mortalidade infantil.
2
A boa alimentação começa com a amamentação... A amamentação é mais fácil quando as mães têm informações sobre as práticas saudáveis para ela e para os seus bebês, incluindo a importância do aleitamento exclusivo durante os primeiros seis meses de vida.
Mesmo quando existem obstáculos, a amamentação pode ser mantida se as mães receberem a compreensão e apoio dos familiares, dos amigos, da equipe de saúde e no seu ambiente de trabalho.
A crescente urbanização e as mudanças nas estruturas familiares têm debilitado estes mecanismos de apoio social.
Por que o leite materno é bom?
O leite materno é forte e adequado para o bebê, que não vai necessitar de outro alimento até os 6 meses de idade. Depois dessa idade o ato de amamentar deve ser mantido, mas acompanhado com os demais alimentos habituais da família.
3
Quais são as vantagens da amamentação? O leite