Amamentação
O ato de amamentar é o primeiro momento de carinho entre mãe e filho, o leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa. Ele garante o melhor crescimento e desenvolvimento fornecendo ao bebê proteção contra infecções, alergias e outras doenças.
A amamentação também traz vantagens para a mãe, dentre estas se destacam: a aceleração da perda de peso adquirido durante a gestação e involução uterina pós-parto, proteção contra anemia, decorrente da amenorreia puerperal mais prolongada, menor incidência de câncer de mama e de ovário, entre outras. Além disso, ainda destacam-se benefícios econômicos, e proteção contra a gravidez nos primeiros meses após o parto.
Apesar das inúmeras vantagens para o bebê, para a mãe e a família como um todo, são preocupantes os indicadores que as pesquisa vem demonstrando sobre as taxas de amamentação no Brasil. Neste cenário, destaca-se a fundamental participação do profissional de saúde, Como membro da equipe, é importante que o profissional fisioterapeuta esteja presente para orientar a gestante sobre a importância da realização do pré-natal e realização de exames para prevenir complicações e assim promover tanto a sua saúde, como a de seu filho. Também é fundamental que o fisioterapeuta faça o acompanhamento das gestantes, orientando sobre as suas mudanças fisiológicas nesse período, preparando a mesma para o parto, pós-parto e, principalmente, oferecendo suporte ativo para o aleitamento materno.
Acredita-se que por meio de orientações e do acompanhamento ativo da gestante, estabelecendo vínculo e laços de confiança, é possível inferir positivamente sobre o ato de amamentar. O profissional fisioterapeuta pode minimizar e até mesmo eliminar prováveis fatores negativos à concretização desse ato, atuando funcionalmente na promoção do aleitamento materno.
O fisioterapeuta é um membro importante da equipe multiprofissional que participa ativamente na