Remoção de ferro e manganes
Frederico Westphalen – RS, Dezembro de 2013
INTRODUÇÃO
Do ponto de vista técnico pode-se potabilizar qualquer tipo de água, porém, os riscos sanitários e os custos envolvidos no tratamento de águas contaminadas podem ser muito elevados; Pode-se dizer então que “o tratamento começa na escolha da captação da água bruta”.
INTRODUÇÃO
O Sistema Público de Abastecimento tem a obrigatoriedade de fornecer aos consumidores água dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente;
Portaria 518 do Ministério da Saúde.
Portaria 518 do Ministério da Saúde
Valores máximos permissíveis (VMP) - Portaria 518 do MS:
•
•
Ferro: 03 mg/L
Manganês: 0,1 mg/L
As águas subterrâneas e as superficiais devem passar por tratamento adequado quando verificada a presença destes metais. INTRODUÇÃO
A presença de ferro e manganês, pode propiciar uma coloração amarelada e turva à água, acarretando ainda um sabor amargo e adstringente, podendo levar o consumidor a buscar fontes alternativas e não tão seguras para consumo.
OCORRÊNCIA
O caminho percorrido pelas águas na natureza condiciona as impurezas que elas adquirem;
No Brasil, são comuns águas com teor elevado de ferro, particularmente aquelas captadas em terrenos antigos e aluviões; Às vezes, além de compostos de ferro, ocorrem também impurezas de manganês.
Ferro e Manganês
Quando encontrados em águas naturais de baixo pH e na ausência de oxigênio, estão sob as formas quimicamente reduzidas, solúveis, as quais são invisíveis.
Quando o material é oxidado pela aeração ou pela aplicação de cloro, os minerais são precipitados e o ferro confere a água uma aparência de vermelho a preto, e o manganês, de púrpura a preto.
Ferro e Manganês
Teores elevados de ferro são encontrados, com maior frequência nos seguintes casos:
Águas poluídas por certos resíduos industriais ou algumas