Amalie emmy noether
Amalie Emmy Noether nasceu em Erlangen, Alemanha, em 23 de março de 1882 e faleceu aos 53 anos em 14 de abril de 1935, no auge de sua carreira. Filha de Max Noether, ilustre matemático da Universidade de Erlangen, e de Ida Kaufman , ambos de família judia.
Foi educada num ambiente de estabilidade, calor e gosto pelo saber. Enquanto nova ajudava nos trabalhos domésticos e assistia a bailes. Sofreu fortes influências de seu pai e de Paul Gorden, ambos matemáticos que contribuíram para suas inspirações para o estudo da Matemática.
Estudou na Escola Höhere Töchter, Erlangen (1889 – 1897) onde estudou alemão, inglês, francês, aritmética e lições de piano. Após concluir seus estudos básicos, pensou em ensinar línguas estrangeiras (inglês e francês) em escolas para mulheres, mas apelou por estudar Matemática. Em 1990, prestou exames oficiais no Estado de Baviera e obteve o certificado, tornando-se professora nas escolas de meninas Bávaras.
Como naquela época, a Universidade de Erlangen não admitia alunas como estudante, seu pai conseguiu autorização para Noether assistir aos cursos oferecidos pela universidade apenas como ouvinte. Depois de dois anos teve a oportunidade de estudar com alguns célebres matemáticos como Minkowski, Klein, David Hilbert na universidade de Göttingen, onde iniciou seu curso de doutorado.
Em 1904 Universidade de Erlangen mudou sua política universitária aceitando o ingresso de mulheres com os mesmos privilégios acadêmicos masculinos. Amalie decidiu então terminar seu doutorado em sua cidade natal, isto é, na Universidade de Erlangen, concluindo-o em 1907.
Noether substituiu seu pai como profesora, por motivos de saúde, por algum tempo, no Instituto de Matemática de Erlangen onde continuou suas pesquisas. Em 1909 é admitida na sociedade Matemática Alemã e em 1915 foi convidada por Hilbert e Klein par retornar a Göttingen e trabalhar com eles. Sua presença consolidou Göttingen como excelente centro de matemática do mundo