Indices de conforto
AS VARIÁVEIS DE CONFORTO TÉRMICO
As condições de conforto térmico dependem de uma série de variáveis. VARIÁVEIS AMBIENTAIS: Temperatura do ar; Temperatura radiante; Umidade do ar; Velocidade do ar. VARIÁVEIS COMPORTAMENTAIS: Vestimentas; Metabolismo (atividade física, idade, sexo, hábitos alimentares).
AS VARIÁVEIS DE CONFORTO TÉRMICO
VARIÁVEIS AMBIENTAIS:
Temperatura do ar:
A temperatura é um parâmetro relacionado diretamente com a quantidade de energia de um corpo ou de um sistema, seu movimento molecular, afetando diretamente as reações e processos de manutenção dos seres vivos.
Temperatura radiante:
A Trm é obtida a partir de duas equações da ISO 7726, uma de convecção natural e outra de convecção forçada, tendo como principais variáveis: temperatura de bulbo seco e temperatura de globo.
AS VARIÁVEIS DE CONFORTO TÉRMICO
Umidade do Ar:
• Quantidade de vapor de água presente na atmosfera - o que caracteriza se o ar é seco ou úmido. • O vapor de água presente no ar ajuda a reter calor. Assim verificamos que, em lugares mais secos, há menor retenção de calor na atmosfera e a diferença entre temperatura máxima e mínima é maior. • A baixa umidade do ar, entre outros efeitos no nosso organismo pode provocar sangramento nasal, em função do ressecamento das mucosas. • É comum as pessoas não se sentirem bem em dias quentes e em lugares com umidade do ar elevada. Isso acontece porque, com o ar saturado de vapor de água, a evaporação do suor do corpo se torna difícil, inibindo a perda de calor. E nosso corpo se refresca quando o suor que eliminamos evapora, retirando calor da pele.
AS VARIÁVEIS DE CONFORTO TÉRMICO
Velocidade do ar:
O mesmo movimento de ar, considerado como inaceitável em climas frios e temperados, é desejado pelos usuários em climas úmidos. Nesse contexto, a aplicabilidade de limites máximos para a velocidade do ar provenientes de