Plano de negócios hortifruti
HORTIFRUTTI SALADA MISTA
1 SUMÁRIO EXECUTIVO
De acordo com IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o gasto com consumo de frutas, legumes e verduras no Brasil é 110% (cento de dez por cento) menor que o gasto com alimentos supérfluos.
Desde o início do século XXI, a mídia tem alertado para os perigos da má alimentação, chamando a atenção das pessoas para terem uma vida mais saudável, o que contribui para que este mercado se torne bastante atrativo para futuros empreendedores.
Os principais concorrentes de um hortifrutti são os supermercados e as feiras livres. Com a expansão dos supermercados e hipermercados de grandes redes, com ofertas dos mesmos produtos, a concorrência se tornou mais acirrada.
As grandes redes apareceram com uma nova estratégia para atrair o público consumidor. Lançaram “o dia da feira”, colocando nesse dia todos os produtos de feira em liquidação. Entretanto, a maioria dos supermercados pratica menores preços somente neste dia, restringindo as ofertas dos demais dias da semana a um ou dois produtos apenas.
Para fazer frente à concorrência os hortifruttis possuem um importante ponto forte: o oferecimento de produtos frescos todos os dias da semana com um pacote de preço único e embora as feiras livres também tenham a característica de oferecerem produtos frescos, elas geralmente funcionam em dias específicos da semana, enquanto os hortifrutti funcionam a semana inteira, dependendo da cidade, inclusive aos domingos.
2 CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
O segmento de hortifrúti está em expansão no Brasil. Mercados que comercializam frutas, verduras e legumes de forma diferenciada entram na rotina dos consumidores.
O sucesso do setor deve-se ao apelo de saudabilidade cada vez mais constante à mesa do brasileiro e à preocupação com a qualidade dos produtos oferecidos nos pontos de venda. Com isso, redes como Hortifrúti, Pomar & Cia. e Oba comemoram o momento favorável.
Há alguns anos, no entanto, o